Header Ads

Cachorro cai em lago de estabilização de Petrolina e fica preso na lama com jacarés

 

 

[caption id="attachment_906" align="alignright" width="571"]salvamento Bombeiros usaram escada para salvamento (Foto: Amanda Franco/ G1)[/caption]

 

Um cachorro mobilizou uma grande quantidade de pessoas no final da manhã desta quinta-feira (29). Ele caiu na Lagoa de Estabilização da Avenida Sete de Setembro, em Petrolina, no Sertão pernambucano. A lagoa está secando e boa parte da área é tomada por lama. O animal ficou preso por cerca de duas horas.

[caption id="attachment_907" align="alignright" width="300"]Publico ficou na expectativa pelos alvamento (Foto: Amanda Franco/ G1) Publico ficou na expectativa pelos alvamento
(Foto: Amanda Franco/ G1)[/caption]

[caption id="attachment_908" align="alignright" width="620"]Cachorro ficou preso na lama (Foto: Amanda Franco/ G1) Cachorro ficou preso na lama (Foto: Amanda Franco/ G1)[/caption]

Muitas pessoas ficaram na expectativa do salvamento. Nilzete Menezes disse que chegou até a ir ao Corpo de Bombeiros para acionar o salvamento. “Este animal estava do outro lado da lagoa. Isso vai sempre acontecer. Os animais vão pensar que é areia e vão entrar”, disse a mulher.
Além da lama, o grande problema é a presença dos jacarés. O público gritava para tentar afugentar os répteis e aguardavam ansiosos pela chegada do cachorro até a outra margem. O Corpo de Bombeiros conseguiu entrar na lagoa e, com a ajuda de uma escada, puxar o animal. O rastro marcava o trajeto percorrido pelo cachorro.
Ana Suzane Silva Cordeiro estava fazendo um curso no Sest Senat e disse que foi correndo para tentar ver o que estava acontecendo quando ouviu as pessoas dizendo que ele iria morrer. “Eu liguei para o bombeiro. Teve uma certa dificuldade, mas graças a Deus, deu certo. Queria adotar o cachorro”, destacou a estudante.

A dona do animal, Maria Irene Ferreira de Brito, é moradora do bairro Mandacaru. Ela contou que o bichinho chama-se Lombinho e que seguia ao lado da carroça com eles quando decidiu parar para beber água na lagoa de estabilização. “Ele vinha com a gente na carroça, entrou para beber água e pensou que era raso. Foi quando caiu”, contou.

[caption id="attachment_909" align="alignright" width="300"]Cachorro conseguiu ser salvo (Foto: Amanda Franco/ G1) Cachorro conseguiu ser salvo
(Foto: Amanda Franco/ G1)[/caption]

A dona de uma loja de ração, Clívia Leal, resolveu doar ração e medicamentos para o animal. “Eu trabalho com proteção de animais e a moça pediu ajuda pela internet. Eu fechei a minha loja e vim correndo para tentar ajudar de alguma forma”, afirmou.
O tenente Almerir Ouriques foi o bombeiro que fez o salvamento. “O lema do Bombeiros é 'Vidas alheias, riquezas a salvar'. Se uma vítima está precisando do nosso apoio, nós vamos lá salvar. Independente se é animal, pessoa, nosso dever e missão é este”, ressaltou. O tenente contou que tinham alguns jacarés no local, mas que não apresentavam perigo. “Tinha alguns jacarés próximos mas não estavam em posição de ataque. Eles estavam para se esquentar no sol e, quando chegamos perto, eles saíram. Conseguimos estirar a escada até o ponto que o cachorro estava e puxamos ele”, relatou.

(fonte: Amanda Franco Do G1 Petrolina)