Header Ads

Petrolinense grávida é levada por traficantes para São Paulo e é presa na Nigéria atuando como mula do tráfico de drogas.

A jovem Elizabete dos Santos Oliveira, de 20 anos, do bairro Nova vida I, conjunto habitacional do governo federal, foi levada para São Paulo por traficantes e de lá usada como "mula" transportando drogas para a Nigéria, a jovem foi presa no dia 28/02/17 no aeroporto da Nigéria ficando detida na Cidade de Adis Abeba, sede da União Africana. A jovem está grávida de 4 meses e exposta a todo tipo de doença. O Consulado Brasileiro entrou em contato com a família e o Advogado de lá pede R$ 7. 000, 00 Mil reais, cerca de 692.28 Naira nigeriano , moeda local, mais eles não tem esse valor.  Hoje pela manhã o Consulado entrou em contato novamente dizendo que ela está internada em um hospital com crise de convulsões. A família nos procurou ontem durante o Fórum Municipal de Segurança Pública e Cidadania e estamos tentando mobilizar a PMP e a OAB Petrolina para dar pressão no Itamaraty.

O problema do narcotráfico é resolvido a partir do encarceramento de quem está na ponta do iceberg. No caso dos adolescentes a situação é mais complicada ainda, pois a maioria dos meninos e meninas pobres que são apreendidos com drogas acaba sendo privada de liberdade, porém não é visto o quanto são submetidos a riscos e deveriam ser alvos de políticas sociais efetivas.

A forma como vivem os “mulas do tráfico” se difere bastante da realidade dos adolescentes que atuam na venda a varejo. Os “mulas” não oferecem riscos para outras pessoas, não portam armas de fogo (a não ser que faça parte da carga para entrega), não resistem a apreensão.

 

Fonte: Notícias do Vale 24HS

Edição: Blog Petrolina.